Ouvir Emissão
Homepage  Voltar
Mega News
Poster
"Licenciatura" em... Beyoncé!
A cantora "volta" ao ensino superior.

Em 2016, a Universidade do Texas usou Lemonade em aulas sobre feminismo negro e questões raciais. A Universidade do Tenesse criou a "Semana Lemonade" para discutir os assuntos apresentados no álbum. E a Universidade Rutgers de Nova Jersey criou um curso para analisar a carreira da cantora norte-americana sob a ótica feminista.

Agora, foi a vez da Universidade de Copenhaga na Dinamarca, abrir um curso baseado na vida de Beyoncé. Coordenado pelo professor Erik Steinskog, o curso tem como objetivo explorar o pensamento feminista negro e está inserido no Departamento de Artes e Estudos Culturais.

O crescente interesse no curso "Beyoncé, Género e Raça", que já conta com 75 alunos - o dobro das inscrições esperadas - obrigou a mudar o local onde as aulas serão lecionadas, passando para o anfiteatro da universidade, e a abrir uma nova turma.

Em entrevista ao canal dinamarquês TV2, citada pela BBC, Steinskog explicou que as aulas irão consistir no visionamento de vídeos e atuações da cantora, além de uma análise às letras das músicas.

"Iremos analisar as letras das músicas e os vídeos. Haverá um foco no género, na sexualidade e raça. O feminismo negro pode fornecer uma alternativa ao feminismo branco e europeu, além de apresentar novas formas de pensar. A teoria escrita por mulheres negras apresenta um ponto de vista distinto e um quadro de referências que não é muito conhecido na Escandinávia", afirmou Steinskog

"A Beyoncé é importante para compreender o mundo em que vivemos. Ela é uma das maiores artistas pop, o que a torna importante na análise dos tempos contemporâneos", acrescentou.

Beyoncé, de 36 anos, apela frequentemente à igualdade de géneros, partilhando nas redes sociais fotografias alusivas ao tema. O álbum Beyoncé, lançado em 2013, é marcado por mensagens feministas, sendo que o tema musical "Flawless" conta com a participação da escritora e ativista nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie.





 ONEREPUBLIC feat. SEEB - RICH LOVE