Portugueses abrem "fenda" na luta contra as alterações climáticas

Mais uma conquista importante!

09/04/2024
PUB

As notícias podem não parecer animadoras, mas se virmos com atenção, jovens portugueses conseguiram um novo marco na luta contra as alterações climáticas!

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH) rejeitou o processo dos jovens portugueses contra 32 países (incluindo Portugal) por inação na luta contra o aquecimento global. Tudo porque legalmente não foram esgotados todos os recursos em Portugal (só depois de preocessar em todos os tribunais internamente é que se deve avançar para o tribunal europeu).

Assim, ainda que o Tribunal tenha considerado o processo "inadmissível", reconheceu que os países "têm o dever" de reconhecer e resolver as alterações climáticas, tomando medidas para as mitigar. É um momento histórico, que pode servir como força para outros processos a apresentar no futuro.

Foi precisamente este o sentimento de Catarina Mota, uma das jovens que apresentaram a queixa: "Não derrubámos o muro, mas fizemos uma grande fenda". Outro dos jovens que apresentaram a queixa, Martim Duarte Agostinho, não escondeu o desalento, mas conseguiu encontrar uma nota positiva: "É um pouco difícil não me sentir desapontado, mas também estou contente, acho que o resultado foi bastante bom."

Ainda que difícil, foi mais uma importante batalha. Estamos todos orgulhosos!