Lisboa: já não podes estacionar de borla

MEGA HITS
11/05/2020
PUB

Desde 16 de março, que a EMEL (Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa) suspendeu o pagamentos de parquímetros, durante a semana e todo o dia durante os fins de semana e feriados, devido à pandemia da Covid-19.

Mas com o regresso aos poucos, à "normalidade", as borlas terminam esta segunda-feira (11). A partir de hoje, a EMEL volta a fiscalizar o estacionamento nas ruas de Lisboa.

As equipas de saúde das unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS) “mais diretamente envolvidas no combate à pandemia” serão as únicas que vão manter a gratuitidade de estacionamento nos parques de estacionamento da EMEL, em parques concessionados pela CML ou na via pública, até dezembro deste ano.

No sistema de bicicletas partilhadas Gira, as medidas de desinfeção das bicicletas vão manter-se, “recomendando-se o estrito cumprimento das regras de higiene individual”. Estas bicicletas continuam a ser gratuitas para os profissionais de saúde.

A fiscalização vai ser acompanhada de outras medidas como a manutenção do estacionamento gratuito dos veículos de residentes com “dístico válido (e a todos a quem já tenha sido garantido acesso) no conjunto dos parques de estacionamento da EMEL até ao dia 30 de junho”.

Também se vai manter a manutenção da extensão automática de todos os dísticos atribuídos até junho de 2020, ou até junho de 2021 para os dísticos renovados a partir de 1 de março.