Tens menos de 18 anos? Há novas regras (para ti) no TikTok!

Vais passar a ter, literalmente, os minutos contados.

03/03/2023
PUB

Se és menor de idade e usas o TikTok, atenção que muita coisa vai mudar! Pelo menos, o tempo que passas na app.

O TikTok anunciou que, nas próximas semanas, as contas de menores de idade vão passar a ter um limite de 60 minutos diários de tempo de ecrã. Quando o limite for atingido, os utilizadores que tenham menos de 18 anos terão de inserir uma palavra-passe para continuar a usar a aplicação nesse mesmo dia.

Apesar de esta ser uma medida facilmente contornável, a ideia é que quem passa muito tempo no TikTok decida - ou não - que "já chega por hoje!"

E embora não exista um consenso sobre quanto tempo é considerado "demasiado" para os mais novos, a plataforma defende-se dizendo que o objetivo é "ajudar os mais jovens a ter uma vida mais saudável" e citando vários estudos que apontam para os benefícios de passar menos tempo online.

De acordo com um relatório da Sensor Tower sobre utilizadores no sistema operativo Android, citado pela Bloomberg, no segundo trimestre de 2022, o TikTok era a plataforma social em que os utilizadores passavam mais tempo diariamente, com uma média de 95 minutos, à frente de Youtube (74 minutos), Instagram (51 minutos), Facebook (49 minutos), Twitter (29 minutos) ou Snapchat (21 minutos).