Esgotámos os recursos naturais para 2020

A partir deste sábado (22), passamos a consumir recursos de 2021.

MEGA HITS
21/08/2020
PUB

As contas foram feitas pela organização internacional Global Footprint Network: os recursos naturais da Terra esgotam esta sexta feira. A partir de amanhã, sábado (22 de agosto) passamos a consumir recursos de 2021.

De acordo com a associação ambientalista portuguesa Zero, este ano começa-se "a usar o cartão de crédito ambiental" três semanas mais tarde do que no ano passado mas apenas devido à pandemia de coronavírus e não a um planeamento sério e mudanças estruturais.

A Zero lembra, em comunicado, que a resposta mundial à Covid-19 levou à redução da pegada ecológica da humanidade em quase 10% e ao adiamento do Dia da Sobrecarga do Planeta, mas que ainda assim se esgotaram agora os recursos existentes para o ano inteiro.

É preciso, por isso, construir "um futuro onde todos possam prosperar dentro dos limites do planeta", adianta a Zero. Com mudanças na forma como se produzem e consomem alimentos, na quantidade de bens que se consome, na forma de mobilidade ou nas fontes de energia utilizada.

No mesmo comunicado, a associação alerta ainda para as emergências que a humanidade vive, que combinam alterações climáticas, perda de biodiversidade e pandemias de saúde humana e diz que ciência é clara quando alerta que clima, biodiversidade e saúde humana "estão totalmente integrados e interdependentes".

E se achas que o "mundo é lá longe", fica a saber que em maio, a Global Footprint Network revelava que na questão dos recursos, Portugal é um péssimo exemplo: se todos os países consumissem como a média dos portugueses, os recursos do planeta para 2020 tinham esgotado a 25 de maio, explicou então.

Se calhar, vale a pena repensarmos algumas coisas, não?...