"Glória": a primeira série nacional da Netflix

Gravada na região do Ribatejo e em Lisboa.

MEGA HITS
21/09/2020
PUB

É o primeiro projeto português original para a Netflix: "Glória".

Criada por Pedro Lopes e realizada por Tiago Guedes (na foto. Que dirigiu “A Herdade”, filme distinguido há um ano no âmbito do Festival de Veneza), a série decorre nos anos 60, no auge da Guerra Fria, na pequena aldeia da Glória do Ribatejo, Salvaterra de Magos, "onde se situa a RARET, centro de transmissões americano que emitia propaganda ocidental para o Bloco de Leste nos tempos da Guerra Fria", explicou a Netflix em comunicado sobre a série gravada na região do Ribatejo e em Lisboa.

A acção concentra-se então na Glória do Ribatejo e gira em redor do engenheiro João Vidal, oriundo de famílias apoiantes da ditadura do Estado Novo, mas recrutado pela KGB, a polícia secreta de Moscovo, que “assume missões de espionagem de alto risco que podem mudar o curso da história portuguesa e mundial”. A vila ribatejana transforma-se assim num “improvável palco da Guerra Fria”, onde Washington e Moscovo lutam pelo controlo da Europa.

Do elenco da série fazem parte Miguel Nunes, Carolina Amaral, Victoria Guerra, Afonso Pimentel, Adriano Luz e Gonçalo Waddington - entre os protagonistas; assim como Joana Ribeiro, Marcelo Urgeghe, Sandra Faleiro, Carloto Cotta, Maria João Pinho, Inês Castel-Branco, Rafael Morais e Leonor Silveira.

As gravações e "Glória" já começaram mas ainda não há data para a estreia da série.