Já pediste o voto antecipado?

Ainda o podes fazer esta quinta feira (14).

MEGA HITS
14/01/2021
PUB

Por causa do confinamento obrigatório ou outros motivos, se não puderes votar nas presidenciais a 24 de janeiro, podes pedir até esta quinta-feira (14), para exerceres o teu direito de voto uma semana antes, numa mesa de voto à tua escolha.

O voto antecipado em mobilidade foi alargado por lei aprovada no parlamento e pode ser feito na sede de cada um dos 308 concelhos do país, em vez da sede do distrito, como aconteceu nas eleições europeias e legislativas de 2019.

O pedido pode ser feito no site www.votoantecipado.mai.gov.pt ou através de correio normal.

Deves mencionar o nome completo, data de nascimento, número de identificação civil, morada, mesa de voto antecipado em mobilidade onde pretendes exercer o direito de voto, endereço de correio eletrónico e/ou contacto telefónico.

Já este domingo, dia 17 de janeiro, os eleitores votam na mesa do local escolhido.

E se tiveres o teu cartão de cidadão caducado, continuas sem desculpa para não exerceres o teu direito de voto!

Caso a validade do teu cartão tenha expirado a partir do dia 24 de fevereiro de 2020, podes votar nas Presidenciais. Os cidadãos nesta situação podem identificar-se junto da mesa de voto, em território nacional ou no estrangeiro, com esse mesmo cartão, "não sendo necessária a apresentação de qualquer outro documento de identificação, nem um comprovativo do agendamento da renovação do cartão já caducado", tal como explicou o Governo.

Podes ainda votar com outro documento oficial que tenha fotografia atualizada como, por exemplo, carta de condução ou passaporte.