BTS alvos de "comentários racistas e xenófobos"

O mundo "caiu em cima" de um locutor alemão.

MEGA HITS
02/03/2021
PUB

Um locutor de rádio alemão, Matthias Matuschik, está a ser alvo de duras críticas após ter comparado os BTS ao coronavírus, depois de passar a cover de "Fix You" dos Coldplay que o grupo fez no MTV Unplugged (versão, de resto, elogiada pela banda de Chris Martin - como podes ver em baixo).

Matuschik apelidou a versão de "blasfémia" e afirmou que, assim como a Covid-19, os BTS (e o k-pop em geral) são "um vírus de baixa qualidade para o qual, esperançosamente, haverá uma vacina em breve".

Fãs, artistas e público em geral reagiram chocados aos comentários e pediram de imediato um pedido de desculpas formal, sublinhando que este tipo de preconceito contra pessoas asiáticas existe, cada vez mais, devido à desinformação em relação à nova pandemia.

Muitos sul-coreanos que vivem no estrangeiro dizem-se preocupados com este tipo de declarações que podem inflamar ainda mais os atos de violência contra comunidades asiáticas, em muitos países.

"Não se trata apenas dos BTS, mas sim de muitos asiáticos que lidam com racismo extremo, especialmente por causa da pandemia”, afirmou no Twitter o sul-coreano Hansl Chang, que vive na Alemanha.

A emissora de rádio, a Bayern 3, apresentou entretanto um pedido de desculpas e admitiu que as palavras do locutor foram mal escolhidas, mas que "ele não teve a intenção de soar ofensivo ou racista."

"Matuschik apresentou a sua opinião de uma forma um irónica e exagerada (...) e feriu os sentimentos dos fãs do BTS. Ele queria apenas expressar o seu desagrado com a versão da música", explicou a rádio.

E concluiu: "Pedimos desculpas por isso de todas as maneiras possíveis. Trabalharemos nesta questão com o Matthias e toda a equipa nos próximos dias."

A Big Hit Entertainment, empresa que representa os BTS, ainda não se pronunciou sobre o comentário de Matthias Matuschik.