Parabéns, Barbie!

Faz hoje (9 março) 62 anos.

MEGA HITS
09/03/2021
PUB

Pelo aspeto, ninguém diria... mas a Barbie faz hoje (dia 9 de março de 2021), 62 anos!

A boneca mais famosa e desejada do mundo foi criada por Ruth Handler em 1959, que se inspirou nas bonecas de papel, com ar de adultas, da sua filha Barbara. Até então, os bonecos fabricados nos Estados Unidos eram representações de crianças.

Ruth e o marido Elliot, donos da empresa de brinquedos Mattel, decidiram então criar uma "boneca adulta". Numa viagem à Europa, Ruth conheceu a boneca alemã Bild Lilli que serviu de modelo à sua própria boneca.

Com a ajuda do designer Jack Ryan, nascia assim Barbie (diminutivo de Barbara, filha de Ruth), que foi apresentada ao mundo no dia 9 de março de 1959, na Feira Anual de Brinquedos de Nova Iorque... e o resto, é história!

A Barbie chegou depois a outros países e pouco a pouco, ao longo dos anos, foram surgindo novas Barbies: louras, morenas, ruivas, com novas roupas, profissões, penteados e claro, um namorado (o Ken surgiu em 1961). Não faltam também filmes de animação, revistas, roupa, livros e tudo o mais que se possa imaginar com a "assinatura" da Barbie.

Hoje em dia, ela é mais do que um simples brinquedo: é um símbolo e um objeto de culto que tem vindo a acompanhar a sociedade e as suas transformações, que se foi adaptando de geração em geração e que claramente, está para durar!

Por tudo isto e muito mais... parabéns, Barbie!