Teresa Bonvalot vence na Caparica

Ruben Vitoria também subiu ao pódio.

MEGA HITS
24/05/2021
PUB

Teresa Bonvalot (na foto) conquistou, este domingo (23), o triunfo no Estrella Galicia Surf Fest, QS1000 feminino que marca o arranque do circuito de qualificação mundial feminino na Europa. Teresa levou a melhor numa histórica final totalmente portuguesa frente à jovem Mafalda Lopes, conquistando, assim, o primeiro título da carreira no circuito WQS.

Com a ação no dia final a arrancar ainda antes das 8 horas, foi a prova masculina a primeira a ir para a água, para a realização das meias-finais. Ruben Vitoria venceu o duelo espanhol, enquanto Charly Martin foi o mais forte numa bateria totalmente francesa, estando assim encontrados os finalistas na Praia do Paraíso.

Mas as atenções estavam centradas na final portuguesa da prova feminina. Um marco histórico para o surf feminino nacional, que nunca tinha acontecido no circuito WQS. Depois de terem dominado a ação ao longo dos últimos dias, Teresa e Mafalda prometiam um grande espetáculo de surf, num duelo que teve direito a 35 minutos de ação.

"Estou muito feliz, foi um evento incrível, foi a minha primeira vitória QS, e a minha primeira final. Já tinha feito muitos terceiros e quintos lugares, e por isso estou muito feliz por vencer, ainda para mais em casa, em Portugal. E numa final com outra portuguesa. O segredo foi tentar surfar ao máximo e divertir-me", disse Teresa Bonvalot.

Um triunfo importantíssimo para a atleta, que a coloca no 7.º posto do ranking europeu e dentro dos lugares de qualificação para as Challenger Series da segunda metade da temporada, onde vai estar em jogo a qualificação para o circuito mundial de 2022.

Com uma etapa pela frente ainda no calendário europeu do WQS, Teresa poderá selar essa qualificação em Pantín, na Galiza, no início de julho. Portugal tem ainda outras surfistas bem posicionadas para poderem atacar essas vagas, com Yolanda Hopkins no 10.º posto do ranking e Carolina Mendes, que ficou em 3.º na Caparica, no 12.º lugar.

Destaque ainda para grande prestação da jovem Mafalda Lopes, que com esta primeira final da carreira no WQS conseguiu ascender ao 21.º posto do ranking. Um claro sinal de força do surf feminino nacional para o futuro. E um resultado das surfistas portuguesas que mostra que Portugal chega a El Salvador, onde na próxima semana começa o Mundial ISA, com claras hipóteses de arrecadar a vaga europeia em disputa para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Já na prova masculina, o triunfo acabou por sorrir ao jovem basco Ruben Vitoria, que deu um recital de surf na final frente a Charly Martin. Com 18,53 pontos, Vitoria conseguiu superar a experiência do surfista gaulês, que terminou o duelo com 15,47 pontos e em combinação. Esta foi a segunda vitória de Ruben Vitória no WQS e coloca-o dentro do top 10 do ranking europeu, dentro da luta por uma vaga nas Challenger Series, onde o português Vasco Ribeiro, que ficou em 5.º na Caparica, já está garantido.



(Crédito foto: Pedro Mestre)