Um roteiro diferente para as tuas férias: Aldeias do Xisto

Com cascatas, paisagens e muitas fotografias para as redes sociais.

MEGA HITS
15/06/2021
PUB

Já todos sabemos que Portugal é um ótimo destino de férias. Os sunsets em Vilamoura e por todo o Algarve, as praias da Costa Vicentina e o talento para receber das pessoas do Norte. Conhecidos os arquipélagos, para onde vamos depois? Fácil. Aldeias do Xisto!

Localizadas na Região Centro, são 27 aldeias espalhadas por 16 concelhos entre Castelo Branco e Coimbra. Num mar de montanhas, praias fluviais, percursos pedestres e de BTT, tanto paz pode ser a palavra de ordem das férias como viver a maior aventura.

As Aldeias do Xisto estão organizadas em quatro grupos: Serra da Lousã (12), Zêzere (6), Serra do Açor (5) e Tejo-Ocreza (4). Neste artigo focamo-nos na maior Serra: a da Lousã.

Conjugando passeios por paisagens inacreditáveis com mergulhos para refrescar, estes são alguns pontos imperdíveis para os melhores dias de férias:

Casal de São Simão

Com uma só rua, é aqui que, numa tarde, podemos conhecer uma paisagem de vegetação relaxante, subir os Passadiços até ao Miradouro, e acabar a mergulhar na Praia Fluvial das Fragas de São Simão.

Cerdeira

Logo à entrada, uma pequena ponte funciona como um portal para um sítio mágico. Pelo chão de ardósia, caminhamos por ruas repletas de arte e criatividade. Ateliers, a Biblioteca, a Galeria e o Forno comunitário são alguns dos pontos turísticos a visitar.

Talasnal

As montanhas do amor guardam um enorme romance turístico. Uma das maiores Aldeias do Xisto, para além de possíveis fotografias em cada passo, é também detentora de uma forte gastronomia.

Para os fãs de caminhadas, são muitos os percursos de trekking entre aldeias para quem prefere não pegar no carro. O cansaço pode ser vingado com variadíssimos mergulhos.

Cascata da Pedra da Ferida

Com estacionamento junto ao Parque de Merendas da Ribeira da Azenha, o caminho até à Cascata da Pedra da Ferida é dos mais bonitos que se pode fazer na vida. Aviso: é fisicamente exigente. Envolve troços de quase escalada, mas exequível para quem traz na bagagem vontade para a aventura. Culmina num mergulho inesquecível, num imponente lençol de água.

Passadiço da Ribeira das Quelhas

Inaugurado em 2020, é agora um ponto de passagem obrigatório. Depois dos mais de 2kms da subida e descida dos Passadiços, é possível mergulhar num dos poços criados pela cascata da Ribeira. Atenção: o sítio para o mergulho não é óbvio, envolve descer dos passadiços com cuidado e perceber se é exequível voltar a subir. No início dos Passadiços, isto é, no ponto mais baixo, é mais fácil a travessia.

O Balouço do Alto do Trevim, a Praia Fluvial da Louçainha e o Castelo da Lousã são outros spots a não perder. Com tanta opção, o melhor mesmo é pesquisar antes de fazer as malas. Nada como conhecer o que temos no nosso país e apoiar a economia local

Já ouviste a conversa da Catarina Palma com um dos maiores viajantes do país?