Dia Mundial do Chocolate: os 5 benefícios que traz para as nossas vidas

Sempre em quantidades controladas, o chocolate também tem o seu lado saudável.

MEGA HITS
07/07/2021
PUB

A história do chocolate remonta a 1500 a.C., à América do Sul, onde a civilização Olmeca aproveitava o fruto do cacaueiro. Mais tarde, em 1502, Cristóvão Colombo trouxe as suas sementes para a Europa.

O que torna o chocolate um alimento com benefícios para a saúde é o seu fruto-base: o cacau. Contudo, este tem um sabor amargo, o que significa que para se obter o gosto doce que se associa ao chocolate, é necessário adicionar-lhe açúcar (tal como a elite espanhola o fazia). Além deste, são-lhe acrescentados outros ingredientes, muitos deles, ricos em gordura.

Se é certo que chocolate em excesso pode ser prejudicial à saúde, também há estudos científicos que demonstram que, afinal, quando consumido com moderação, é possível ser positivo para nós.

1) Ajuda a reduzir os níveis do “mau” colesterol
De acordo com um estudo realizado por investigadores da University of Illinois, nos Estados Unidos da América, o consumo diário de chocolate preto pode ajudar a baixar os níveis de LDL, conhecido como o “mau” colesterol.

2) Protege do risco de doenças cardiovasculares
Os componentes do chocolate preto ajudam a reduzir o LDL, a longo prazo, o que leva a que haja menos colesterol nas artérias. Como consequência, o risco de desenvolver uma doença cardíaca torna-se menor.

3) Mantém o cérebro jovem
Consumir duas chávenas de chocolate quente por dia, sem açúcares adicionados, pode ajudar a manter o cérebro saudável e a reduzir o declínio da memória em pessoas idosas.

4) Protege a pele dos raios solares
Se está a ponderar ir para a praia, comece por consumir chocolate antes de sair de casa. Um estudo da Universität Witten-Herdecke, na Alemanha, revelou que os flavonoides presentes no cacau, podem melhorar o fluxo sanguíneo para a pele, protegendo-a contra os danos solares, uma vez que aumenta a sua densidade e hidratação.

5) Reduz a sensação de stress
Outro dos benefícios do chocolate prende-se com a sensação de bem-estar e alívio dos níveis de stress. Segundo a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP), o chocolate “é constituído por mais de 300 substâncias químicas, que induzem a libertação de neurotransmissores”. Entre eles, destacam-se as “endorfinas, hormonas que reduzem o stress, diminuem a dor e induzem satisfação”. Além destas, do chocolate faz ainda parte a serotonina, outro neurotransmissor que tem um efeito antidepressivo.

Já que o tom é doce, ainda te lembras do Cala-te Boca com o pasteleiro mais famoso do país?