Portugal na NBA? E tudo graças a Neemias Queta.

Pode vir a ser o primeiro português na Liga norte-americana de basquetebol.

MEGA HITS
27/07/2021
PUB

Se tudo correr como esperado, a próxima quinta feira (29 julho) pode vir a ser um dia histórico não só para Portugal como principalmente para o internacional luso Neemias Queta de 22 anos (na foto): caso o jogador seja um dos 60 eleitos na 75ª edição 'draft', o nosso país entra assim - pela primeira vez! - na Liga norte-americana de basquetebol (NBA).

"Quando dizia que queria chegar à NBA, houve pessoas que se riram na minha cara, houve pessoas que disseram que não era possível. E eu não me preocupei com isso. Acho que isto aqui só prova que não tens de acreditar no que as pessoas dizem. Tens de acreditar no que tu achas que és capaz de fazer", disse recentemente o poste de 2,13 metros, natural do Barreiro.

Filho de pais guineenses e a viver nos EUA desde 2018, Neemias Esdras Barbosa Queta foi considerado um dos melhores jogadores universitários da época (estuda Relações Internacionais na Universidade de Utah State) e tem agora os olhos postos no 'draft', a porta de entrada para o mundo profissional das maiores promessas do desporto.

E não é a primeira vez que está perto de "pôr um pé" na NBA. Em 2019, desistiu de entrar no 'draft' daquele ano por considerar que "ainda não era a altura ideal" e em 2020 foi a pandemia que não o deixou brilhar no maior palco universitário, a March Madness.

A época 2020/21 parece ter sido decisiva para dar o passo em frente: tornou-se ainda melhor e acabou nomeado (apesar de não ter ganho) para o prémio de Melhor Jogador Defensivo do basquetebol universitário dos EUA, entre mais de 5 mil atletas de 353 equipas.

Terminou a época com médias de quase 15 pontos, 10 ressaltos e três assistências por jogo, mas o maior destaque foram os 97 desarmes de lançamento – uma média superior a três blocos por jogo.

Durante a temporada, os Toronto Raptors e os New York Knicks já tinham demonstrado interesse em Queta. Durante o 'Draft Combine', mais cinco equipas quiseram entrevistá-lo: LA Lakers, Boston Celtics, Phoenix Suns, Dallas Mavericks e Portland Trail Blazers. E mais três convidaram-no para treinar: Milwaukee Bucks, Utah Jazz e Minnesota Timberwolves.

O 'draft' de 2021 da NBA realiza-se esta quinta feira, dividido em duas rondas, com os Detroit Pistons a serem os primeiros a escolher, em princípio, o base Cade Cunningham, proveniente da Universidade de Oklahoma State. Seguem-se os Houston Rockets, que apontam ao base/extremo Jalen Green, e os Cleveland Cavaliers, cuja opção poderá recair no poste Evan Mobley.

Restam depois mais 57 nomes e "fazemos figas" para que Neemias Queta seja um deles!