Surf à noite? Agora já podes, na praia do Cabedelo...

Graças a um sistema de iluminação criado para o efeito.

MEGA HITS
07/09/2021
PUB

Desde esta segunda feira (6) que já podes apanhar umas ondas à noite, na Praia do Cabedelo na Figueira da Foz! E tudo graças a um sistema de iluminação criado para o efeito, inaugurado ontem, que te permite fazer surf e bodyboard até à meia noite.

A iluminação da praia situada na margem esquerda do Mondego, junto ao molhe sul, irá funcionar das 20h até às 00h todos os dias, pelo menos até "outubro ou novembro", segundo o município da Figueira da Foz.

"Neste período experimental, estamos a articular com o comandante do Porto e com as associações e escolas de surf que funcionam no Cabedelo, até criarmos um regulamento", avançou a Câmara.

Posteriormente, será a Capitania que dará o aval, mediante as condições do mar, sendo apenas o sistema ligado "mediante solicitação de escolas de surf ou de alguma associação que surja para esse efeito".

"Não queremos que esteja ligado para nada, quer por questões económicas, quer por questões ambientais", explicou o presidente da Câmara da Figueira da Foz.

Ainda de acordo com Carlos Monteiro, o horário deverá ser antecipado, encurtando também a hora final. O sistema funciona em telegestão, podendo ser ligado ou desligado de qualquer ponto.

"É uma oferta diferenciadora. Não conheço nem em Portugal nem na Europa nenhuma zona de prática de surf e bodyboard com iluminação noturna", destacou, notando ainda que este sistema poderá também ser útil para provas e campeonatos, pois "o limite de tempo não será tão apertado".