Havaianos vencem o MEO Vissla Pro Ericeira

Ezekiel Lau e Luana Silva são os grandes vencedores.

MEGA HITS
11/10/2021
PUB

Os havaianos Ezekiel Lau e Luana Silva (na foto) são os grandes vencedores do Meo Vissla Pro Ericeira, que terminou este sábado (9) na praia de Ribeira d’Ilhas, na Ericeira. A 2ª etapa do Challenger Series (prova que segue agora para França, onde vai decorrer o Quiksilver Pro France a partir do dia 16 de outubro) decorreu ao longo de toda a semana com condições épicas.

Na final masculina, Lau destacou-se desde cedo na bateria, com as duas primeiras ondas a contarem para o score total de 16,57 pontos em 20 possíveis, eliminando assim Jackson Baker (13,27 pontos). Uma vitória merecida para Zeke Lau, com duas ondas de 8,00 e 8,57 pontos, e uma excelente prestação ao longo de todo o evento que lhe valem assim 10000 pontos no ranking. O havaiano já tinha alcançado um 9.º lugar na Califórnia, na 1ª etapa do Challenger Series, e soma agora a 1ª vitória numa etapa desta importância.

“É incrível. Finalmente consegui, tenho trabalhado tanto. Sabia que ia ser bom aqui na Ericeira. Trabalho tanto para isto. Quero agradecer a todos os que ajudaram a chegar aqui. Não consigo acreditar! E agora é já pensar em França, e tentar ganhar de novo. Este é apenas um passo para voltar ao CT”, disse Ezekiel Lau assim que saiu da água. Lau que sobe assim ao 1º lugar do ranking do Challenger Series: soma agora 14.250 pontos no ranking. Em 2º lugar está Jake Marshall com 12.500 pontos.

Após uma das semanas mais espetaculares do surf feminino internacional, Gabriela Bryan e Luana Silva voltaram a dar show na grande final. Depois de até ter começado melhor, com duas ondas pontuadas com 8,83 e 8,30, Gabriela não conseguiu manter o ritmo e foi Luana quem respondeu, aos 6 minutos da bateria com uma onda que lhe valeu 9,80 pontos. Mas foi preciso esperar até ao fim, para Luana virar a bateria. Precisava de 7,33 pontos e foi no jet ski, quando a bateria já tinha terminado, que ouviu do speaker a nota alcançada: 8,23. Em 30 segundos tudo mudou.

"Não tenho palavras, estou tão feliz. Obrigada a todos os que me apoiaram. Sabia que ia ser difícil, esperei muito e depois vi alguns sets, e pensei é agora, tem de ser, por isso estou muito feliz", disse Luana no final.

Apesar da derrota na final, tal como já lhe tinha acontecido na etapa inaugural, na Califórnia, Gabriela Bryan está isolada na liderança do ranking. Os 21 mil pontos que soma, onde estão incluídos os 5 mil da melhor prova feita em 2020, um 5º posto em Sydney, são praticamente suficientes para ter carimbado uma das seis vagas que dão acesso à elite mundial do próximo ano. Segue-se Brisa Hennessy no 2º posto e Luana Coelho Silva beneficiou do triunfo em Portugal para subir ao top 3.

A melhor portuguesa do ranking é Yolanda Hopkins, estando atualmente no 16.º posto, com 8 mil pontos, a 3200 pontos do cut de qualificação. Teresa Bonvalot ocupa o 26º posto e Carolina Mendes o 49º.

CLASSIFICAÇÃO RANKING MASCULINO CHALLENGER SERIES TOP 12
1 – Ezekiel Lau (HAW)
2 – Jake Marshall (USA)
3 – Imaikalani Devault (HAW)
4 – Nat Young (USA)
5 – Griffin Colapinto (USA)
6 – Liam O’Brien (AUS)
7 – Jackson Baker (AUS)
8 – Leonardo Fioravanti (ITA)
9 – Kanoa Igarashi (JPN)
10 – Callum Robson (AUS)
11 – Shun Murakami (JPN)
12 – Cole Houshmand (USA)


CLASSIFICAÇÃO RANKING FEMININO CHALLENGER SERIES TOP 6
1 – Gabriela Bryan (HAW)
2 – Brisa Hennessy (CRI)
3 – Luana Silva (HAW)
4 – Pauline Ado (FRA)
5 – Caitlin Simmers (USA)
6 – Ariane Ochoa (EUK)


Todas as informações sobre o MEO Vissla Pro Ericeira em www.worldsurfleague.com.



(crédito foto: Damien Poullenot/World Surf League)