O Hospital da Bonecada está de regresso

"Vem cuidar, a brincar!"

MEGA HITS
18/10/2021
PUB

O Hospital da Bonecada vai voltar a abrir as portas, entre os dias 27 de outubro e 7 de novembro, na Praça Central do Centro Comercial Colombo (Lisboa). A iniciativa, que vai já na sua 20ª edição, é dos estudantes da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (AEFCM) que vão assumir o papel de profissionais de saúde e vestir a "bata branca".

O Hospital da Bonecada é em (quase) tudo semelhante a um hospital real para que as crianças, dos 3 aos 10 anos, se familiarizem com o ambiente hospitalar e percam alguns dos seus medos.

Desde a Sala de Espera - onde vão ter várias actividades, como pinturas faciais e pequenos espectáculos de magia - até à Sala de Triagem (onde vão ter de explicar os sinais e sintomas da "doença" dos seus brinquedos), os mais pequenos vão aprender a cuidar, brincando!

Depois, consoante o boletim de saúde que receberem com a cor correspondente à "gravidade" da situação, os mais pequenos vão passar por diferentes áreas da saúde.

Nos Consultórios Médicos, vão ser recebidas por estudantes de Medicina, que mostram como funciona o material médico. Na Sala de Desinfecção, terão a oportunidade de se vestir como um cirurgião e aprender a importância de lavar as mãos antes de entrar no Bloco Operatório (com simulações de cirurgia nos bonecos) - sem esquecer a passagem pelo Laboratório, pela Farmácia, pelos Gabinetes de Enfermagem, pelo Dentista, pela Fisioterapia, pela Imagem Médica e Radioterapia ou pelas Salas de Visão, de Nutrição e da Terapia da Fala e dos Sentimentos.

A entrada no Hospital da Bonecada é gratuita e as "consultas" vão funcionar das 09h00 às 21h00, no Colombo entre os dias 27 deste mês e o dia 7 de novembro. É obrigatório o uso de máscara e a desinfecção dos espaços e das mãos.

Mais informações em facebook.com/hospitaldabonecada.