Embalagens descartáveis de take away vão passar a ser pagas

30 cêntimos a partir de janeiro.

MEGA HITS
18/10/2021
PUB

A partir de janeiro, faz bem as contas quando encomendares comida: as embalagens de plástico ou alumínio usadas em refeições prontas vão pagar uma taxa de 30 cêntimos em 2022.

A medida vai aplicar-se a "embalagens de utilização única de plástico, alumínio ou multimaterial com plástico" que sejam usadas em "regimes de pronto a comer e levar ou com entrega ao domicílio" e o valor estará discriminado na fatura que vais pagar.

Em alternativa, para a carteira e para o ambiente, podes sempre usar os teus tupperwares!

É aliás, também esse o objetivo da campanha lançada este domingo (7) pela associação ambientalista Zero: promover a reutilização de embalagens nos serviços de take-away, que inclui uma campanha e formação gratuita para os restaurantes.

A iniciativa, com o apoio do Fundo Ambiental e com a colaboração de outras organizações não governamentais ligadas ao ambiente, baseia-se no direito que os cidadãos têm de usarem os seus recipientes nos serviços de pronto-a-comer.

Em comunicado, a Zero lembra que esse direito existe desde o dia 1 de julho e que o decreto-lei 102D/2020 diz que "os estabelecimentos que forneçam refeições prontas a consumir em regime de pronto-a-comer são obrigados a aceitar que os seus clientes utilizem os seus próprios recipientes, devendo comunicar de forma clara essa possibilidade, fornecendo a informação necessária".

O projeto da Zero, chamado "Take It", destina-se a divulgar esse direito e apoiar os restaurantes para que façam o apelo aos clientes a aderirem à medida.