Fim da pandemia em Portugal pode estar para breve

Alguns especialistas defendem que pode acontecer em fevereiro

MEGA HITS
27/01/2022
PUB

Um grupo de peritos do Instituto Superior Técnico traz boas notícias! Segundo alguns especialistas, a fase final da pandemia da Covid-19 e a transição para endemia pode estar para acontecer muito em breve.

Os especialistas acreditam que irá acontecer no final de fevereiro, afirmando que a doença vai tornar-se numa doença normal que não afeta a vida em sociedade: “É altura, a partir de meados de fevereiro, de preparar o pós-Covid-19 no país, pois os sistemas de saúde terão agora de preparar uma resposta para as pessoas em número a estimar, que poderão sofrer de Covid longa e manter alguma reserva de resposta para eventuais variantes”, pode ler-se num relatório coordenado por Rogério Colaço.

De acordo com os especialistas, nesta altura já se terá ultrapassado o pico da quinta vaga e com a vacinação e os contágios, a imunidade em Portugal será enorme, uma “super imunidade”. Está previsto que os casos comecem a descer em Março já que não haverá muitas mais pessoas que possam ficar infetadas: “Entre vacinação e infeção, depois do final de fevereiro, toda a população terá alguma imunidade ao vírus.”

Até meados de fevereiro, é esperado que o número de casos diários de Covid-19 possa chegar aos 150 mil.