Como poupar água: dicas para reduzir consumo em casa

A escassez de água pode vir a tornar-se um problema no futuro

MEGA HITS
02/02/2022
PUB

Desde o início de 2022 que não há chuva e ainda não há previsão para que isso aconteça, o que faz com que 94% do território português esteja em seca. A seca que se está a fazer sentir levou o Governo a restringir esta terça-feira (1 de fevereiro), o uso de algumas barragens para a produção de eletricidade e para a rega agrícola. O objetivo é garantir o abastecimento de água para consumo humano por, pelo menos, dois anos.

Este é um problema que se pode vir a agravar com a falta de chuva e sendo a água o nosso bem mais precioso, é preciso adotar alguns hábitos que ajudem a reduzir o consumo de água.

Deixamos-te aqui algumas dicas que podes fazer para ajudares o planeta:

1. Fecha a torneira enquanto escovas os dentes

É um clássico, mas a verdade é que muitas pessoas continuam a escovar os dentes com a torneira aberta. Quando lavares os dentes, mantém a torneira fechada e opta por usar um copo com água para bochechar.

2. Usa apenas a água necessária para cozinhar

Utilizamos muito mais água do que aquilo que precisamos para cozinhar os alimentos. Quando preparares as refeições, evita tachos muito grandes para a quantidade de alimentos que vais cozinhar e enche apenas com a água necessária.

3. Toma um duche rápido em vez de um banho

Os banhos de banheira podem ser agradáveis, mas encher a banheira significa gastar uma quantidade enorme de água, sem necessidade. Opta por um duche e desafia-te a tomá-lo o mais rápido possível. Não te esqueças de fechar a torneira quando te estiveres a ensaboar.

4. Reutiliza a água desperdiçada

Desperdiçamos muita água enquanto esperamos que ela aqueça para tomar banho, por exemplo. Ou até quando lavamos as frutas e os vegetais. Enquanto fazes estas tarefas, usa um tupperware para reaproveitares a água para outras coisas, como regar as plantas ou lavar o chão.

5. Evita as fugas de água

Uma torneira a pingar pode desperdiçar dezenas de litros de água. Certifica-te que as torneiras estão bem fechadas e toma atenção às fugas de água nos autoclismos. Quando isto acontecer, opta logo por chamar um canalizador!

6. Rega as plantas nas horas de menos sol

Quando regas as plantas nas horas em que o sol é mais intenso, a água evapora-se em grande quantidade, o que faz com que haja muito desperdício. Rega as plantas de manhã ou no final da tarde, quando o nível de evaporação é menor. Usa também um regador em vez de uma mangueira.

7. Lava a roupa só quando tiveres a máquina cheia

As lavagens de roupa na máquina gastam muita água por cada ciclo. Para poupares água, faz apenas cargas completas na máquina. Vais poupar água e dinheiro.

A água é o nosso bem mais precioso e é o nosso dever protegê-la. Se adotares estas dicas, pelo menos, já estarás a ajudar bastante o nosso planeta!