O momento mais awkward da história dos Óscares!

Protagonizado por Will Smith e Chris Rock.

MEGA HITS
28/03/2022
PUB

Podes não saber quem ganhou o Óscar de Melhor Atriz ou qual o filme vencedor da noite de ontem (27)... mas o momento em que Will Smith subiu ao palco e deu uma bofetada a Chris Rock, nunca mais te irás esquecer!

Comecemos pelo início: quando se preparava para anunciar o Óscar de Melhor Documentário na 94ª edição dos Óscares, o humorista Chris Rock fez uma piada sobre o corte de cabelo da mulher de Will Smith, Jada Pinkett-Smith, dizendo que a atriz estava careca para protagonizar "G.I. Jane 2" (numa referência ao que seria uma sequela do filme "G.I. Jane" com Demi Moore que também rapou o cabelo para interpretar a personagem).

Mas o que começou por ser uma brincadeira, acabou por levar Will Smith a levantar-se do seu lugar nas filas da frente, subir ao palco... e dar uma bofetada a Rock.

E ainda a gritar, duas vezes: “Mantém o nome da minha mulher longe da **** da tua boca!”

Mas terá sido fake ou real? Segundo repórteres e convidados presentes no Dolby Theatre, o clima no local ficou "esquisito" e ninguém conseguiu perceber se a cena foi combinada ou não. Até porque Will Smith, segundos antes, parecia estar divertido com a piada de Chris Rock.

"Nunca vi o público dos Óscares estupefato e em silêncio (...). Este é oficialmente o momento mais louco da história dos Óscares", escreveu o jornalista Matthew Belloni, da newsletter Puck News. "Isto foi real", especulou.

Logo após o incidente, a relações públicas de Smith foi ter com ele à assistência e Denzel Washington foi visto também a conversar com o ator nomeado. O correspondente da revista Hollywood Reporter, Scott Feinberg, relatou via Twitter que Will Smith parecia ter lágrimas nos olhos e estar a ser confortado por Washington e Tyler Perry.

Minutos mais tarde, Will Smith recebeu o Óscar de Melhor Ator pela interpretação do pai das irmãs Venus e Serena Williams em "King Richard: Para Além do Jogo". O discurso de vitória foi também uma reflexão sobre o momento que acabara de protagonizar.

Num emocionado discurso, Smith subiu ao palco dizendo ter retratado “um feroz defensor da sua família”.

“Nesta altura da minha vida, neste momento, estou assoberbado pelo que Deus me pede ser fazer neste mundo. Na minha vida sou convocado a amar e a proteger pessoas, a ser um rio para as minhas pessoas. Sei que no que fazemos [na profissão de ator] temos de ser capazes de receber abusos, de [ouvir] pessoas dizerem coisas loucas sobre nós, aturar que nos desrespeitem. E sorrir e fingir que está tudo bem”. Recordou o que o amigo e colega Denzel Washington lhe dissera momentos antes, após a agressão que protagonizou. “No nosso momento mais elevado, temos de ter cuidado — é quando o diabo vem à nossa procura”.

"Quero pedir desculpas à Academia, aos meus colegas nomeados. Este é um momento belo, não estou a chorar por ter ganho um prémio, estou a chorar por poder iluminar toda uma equipa” e o seu trabalho, disse ainda. “Espero que a academia me volte a convidar”, sorriu no final.