Exames do 9º ano estão de volta

Vão ter nota mas perdem perguntas de opção.

MEGA HITS
07/04/2022
PUB

Depois de terem sido suspensas em 2020 e 2021 por causa da pandemia, o 9º ano volta agora a ter as provas de Português e de Matemática.

No entanto, ao contrário do que acontecia antes de terem sido suspensas, estes exames não vão contar para a nota final deste ano, apesar de terem na mesma uma classificação.

"As provas finais do 9.º ano, no presente ano letivo, têm somente a função de diagnóstico das aprendizagens dos alunos, pois não contabilizam para a aprovação dos alunos nas disciplinas e no ciclo de estudos", explica o Instituto de Avaliação Educativa (IAVE).

Há ainda mais uma alteração. O IAVE decidiu mudar o modelo que estava previsto. Agora deixam de existir perguntas de opção, à semelhança dos exames do Secundário como estava previsto.

A prova de Português Língua Não Materna está agendada para 17 de junho, a de Matemática para dia 21 e a de Português para 23. As pautas da primeira fase serão afixadas a 11 de julho. A segunda fase realiza-se entre 20 (prova de Matemática) e 22 de julho (provas de Português) e as notas são divulgadas a 5 de agosto.