Covid-19: recomendações da DGS para a Páscoa

Fica o aviso: "A pandemia não acabou!"

MEGA HITS
13/04/2022
PUB

A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, fez hoje (13) um balanço da situação epidemiológica da Covid-19 em Portugal e alertou para o facto de a trasmissibilidade ser "ainda muito elevada".

"A pandemia não acabou", afirmou Graça Freitas, sublinhando que "estamos longe de um verão descontraído e seguro", sendo, por isso, essencial "continuar a vigilância e recomendar as medidas de proteção individual".

"Não podemos aliviar medidas, aumentar convívio e esperar que não tenha repercussões na pandemia", alertou.

Apesar de a tendência geral decrescente e de o R(t) ser inferior a 1, a transmissibilidade da Covid-19 ainda é "muito elevada".

Assim, neste período da Páscoa, recomenda-se que os espaços fechados sejam arejados e que se use a máscara em convívios, em especial quando há "contacto com pessoas mais vulneráveis". Apenas para as crianças abaixo dos cinco anos o uso de máscara não é obrigatório.

Nas escolas, o uso de máscara vai continuar a ser obrigatório, segundo Graça Freitas, que explicou que "51% das crianças entre os seis e 17 anos contraíram Covid-19. Retirar a máscara é um risco muito grande".

O uso de máscara nas discotecas continua a ser facultativo, uma vez que a ida à escola "é obrigatória e a ida à discoteca é uma opção", conclui a Diretora-Geral da Saúde.

O Governo aprovou o prolongamento da situação de alerta no âmbito da pandemia Covid-19 até ao final do dia 22 de abril, e pelo menos até lá mantém-se a obrigatoriedade de uso de máscara em espaços fechados e nos transportes públicos.