Casos de "varíola dos macacos" aumentam em Portugal

São para já, 37 confirmados.

MEGA HITS
23/05/2022
PUB

Em 8 países da União Europeia (Bélgica, França, Alemanha, Itália, Holanda, Portugal, Espanha, Suécia) são perto de uma centena. Só em Portugal, registam-se já 37 casos da "varíola dos macacos" depois de a Direção-Geral da Saúde confirmar, esta segunda feira (23) mais 14 casos de infeção pelo vírus Monkeypox, nas regiões Norte, Lisboa e Vale do Tejo e Algarve.

Em comunicado, a DGS indica que os novos casos foram confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, que identificou um subgrupo do vírus vindo da África Ocidental, que é considerada a menos agressiva.

A DGS aconselha, por isso, as pessoas que apresentem lesões ulcerativas, erupção cutânea, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço, a procurar aconselhamento médico e a evitarem o contacto físico direto com outras pessoas e a partilharem "vestuário, toalhas, lençóis e objetos pessoais".

O período de incubação (tempo desde a infeção até ao aparecimento dos sintomas) do vírus é geralmente de sete a 14 dias.

A doença rara, que tem o nome do vírus, é endémica na África Ocidental e Central, mas menos perigosa que a varíola, erradicada do mundo há 40 anos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o recente surto de Monkeypox afeta 12 países, onde foram notificados 92 casos e prevê-se que os casos continuem a surgir. O foco e rota de contágio ainda não foram estabelecidos mas suspeita-se que as infeções estejam ligadas a viagens internacionais ou a animais importados.