O melhor da Europa está no Porto!

Falamos do Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

30/06/2022
PUB

Se na lista mundial - publicada recentemente pelo AirHelp, um site de defesa dos passageiros aéreos - ocupa o 8º lugar entre os piores... a nível europeu, o caso muda (inversamente) de figura!

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro no Porto, foi nomeado pela primeira vez, pelo Conselho Internacional dos Aeroportos (ACI, sigla em inglês) o "Melhor Aeroporto da Europa" na categoria de infra-estruturas aeroportuárias que recebem entre 10 e 25 milhões de passageiros.

Pesaram, para isso, critérios como a qualidade de serviço, a "impressionante recuperação da actividade após pandemia" e o plano relativo ao combate às alterações climáticas, "no âmbito do compromisso ambiental da Vinci Airports".

É um aeroporto "muito orientado com a comunidade local e a região. Implementou iniciativas como a recolha de água da chuva, a redução do consumo de água e a recolha de lixo orgânico para um parque de resíduos próximo", sublinhou a ACI.

Os outros aeroportos distinguidos foram o de La Palma (Canárias, no contexto da erupção vulcânica e pela resiliência demonstrada) e o de Turim (na categoria de menos de cinco milhões de passageiros), o de Valência (na categoria dos cinco a dez milhões de passageiros), o internacional de Viena (na de 25 a 40 milhões) e o de Roma/Fiumicino (acima de 40 milhões de passageiros).

De resto, o aeroporto Francisco Sá Carneiro tem sido frequentemente premiado pela ASQ ACI (Airport Service Quality) e recebido diferentes distinções nos últimos 15 anos.