Multas por excesso de velocidade vão acabar?

É um cenário bem possível.

06/07/2022
PUB

Todos sabemos o perigo que representa conduzir a grandes velocidades. E quem nunca foi multado por exceder o limite?

Mas tudo isto pode vir a mudar graças a uma nova lei da UE que prevê que os veículos vendidos a partir de hoje precisamente - 6 de julho - estejam equipados com um assistente de velocidade inteligente (ISA).

A notícia é avançada pelo Observador que explica que, apesar de já existirem carros equipados com este dispositivo no mercado, a legislação em vigor diz que o mesmo pode ser desligado se o condutor quiser.

Com a nova medida (que abrange automóveis de passageiros e veículos comerciais) a ideia será tornar o ISA de uso obrigatório para reduzir as colisões em 30% e as mortes por acidentes rodoviários em 20%, segundo dados do European Transport Safety Council (ETSC).

Por outro lado, as multas por excesso de velocidade deixam também de fazer sentido - já que graças ao posicionamento por GPS e de uma câmara que interpreta os sinais, o ISA identifica a velocidade máxima permitida em cada local e automaticamente a reduz, se os limites forem ultrapassados.

Enquanto a nova lei não entra em vigor (ou enquanto não trocas de carro), esperamos que continues a ter cuidado e prudência ao volante!