Shakira pode ser condenada a pena de prisão

Por fraude fiscal em Espanha.

01/08/2022
PUB

Parece que vida não anda lá muito sorridente para Shakira...

Depois do fim do seu casamento com o jogador Gerard Piqué, a cantora pode vir agora a ser condenada a uma pena de prisão de 8 anos e 2 meses por fraude fiscal e ainda ao pagamento de uma multa de 23 milhões de euros.

O Ministério Público espanhol (MP) formalizou a acusação na última sexta-feira (29), após Shakira ter recusado um acordo e decidir ir a julgamento - já que tem "plena convicção da sua inocência" e está confiante de que "a justiça lhe dará razão".

Em causa, estão seis crimes de fuga ao fisco, envolvendo a falta de pagamento de 14,5 milhões de euros em impostos referentes aos anos de 2012, 2013 e 2014, período em que teria morado na região da Catalunha.

A defesa de Shakira alega, no entanto, que a artista ainda não era residente em Espanha nesses anos e que o Ministério Público pretende "ficar com o dinheiro que ela ganhou em digressões internacionais" nessa época.

Já a acusação afirma que a cantora fez "uso de empresas em paraísos fiscais que lhe permitiam ocultar os seus rendimentos" e que tem provas suficientes de que ela já havia firmado residência no país, após ter comprado uma casa em Barcelona com Piqué, passando mais de 184 dias em território espanhol (requisito para considerá-la residente fiscal).