Parabéns aos projetos vencedores!

Parabéns aos projetos vencedores!

Do Programa 'Mais Ajuda'

MEGA HITS
24/04/2022
PUB

Foi um pequeno gesto da tua parte mas que vai fazer uma grande diferença na vida de muitas pessoas...

OBRIGADO por te teres juntado, mais uma vez, ao Lidl e à MEGA HITS no Programa 'Mais Ajuda'!

Graças a ti (e aos muitos 20 cêntimos em produtos Deluxe que compraste no último Natal) conseguimos reunir um total de 361 mil euros, ainda “mais ajuda” que nos dois anos anteriores.

Mais uma vez (e nunca é demais repetir) - obrigado!

Estes 361 mil euros serão agora entregues a projetos inovadores na área da educação: IPSS's e Startups que promovam a igualdade de oportunidades, através da Educação. Organizações que proporcionam estas oportunidades.

Estes são projetos vencedores:

IPSS:

Academia TEN (Lisboa)
Problema social / desafio: Jovens que acreditam que a inteligência é “fixa” e que o esforço não leva ao crescimento, sobretudo alunos de contextos desfavorecidos.
Solução: Promoção de integração e mindset de crescimento que visa melhorar relações afetivas, organização, espaços e rotinas.
Impacto social: Cerca de 600 crianças e jovens de diferentes contextos socioeconómicos, dando também oportunidades aos mais vulneráveis e potenciando a quebra de estereótipos.

Associação de Proteção e Apoio ao Condenado - ‘Academia Reshape’ (Lisboa)
Problema social / desafio: Probabilidade de reincidência prisional, devido à falta de trabalho e de formação para pessoas que estão ou estiveram presas.
Solução: A Academia Reshape prepara para a adaptação à liberdade e ingresso no mercado de trabalho, integrando os beneficiários numa rede de apoio (ex.: formação e apoio social jurídico).
Impacto social: 69 beneficiários no total.

Associação Portuguesa de Apoio à Vítima - ‘Capacitar Mais’ (Lisboa)
Problema social / desafio: As mulheres vítimas de violência doméstica têm maior risco de segregação social e de exclusão profissional, dificultando a sua condição económica.
Solução: Projeto que visa capacitar mulheres vítimas de violência, dotando-as de formações, workshops e oficinas, reintegrando-as profissionalmente para aumentar a sua autonomia.
Impacto social: Abrangerá 90 mulheres vítimas de violência doméstica e de tráfico de seres humanos.

Associação Socio Terapêutica de Almeida - ‘Contigo, Há Descoberta’ (Guarda)
Problema social / desafio: Inclusão social de pessoas com deficiência no interior do país, onde o despovoamento do território e a baixa empregabilidade são acentuados.
Solução: Projeto que visa oferecer uma experiência turística diferenciadora conduzida por pessoas com deficiência, promovendo a sua integração na comunidade.
Impacto social: 43 beneficiários com oportunidades de emprego assegurado.

CASTIIS - ‘Escola Social’ (Aveiro)
Problema social / desafio: Integração social de migrantes e refugiados e de pessoas da comunidade envolvente do projeto, em situação de exclusão social.
Solução: Escola Social com rede de voluntariado intergeracional, que visa implementar respostas de apoio especializado para desenvolver competências para a empregabilidade.
Impacto social: 20 voluntários, 8 entidades locais e apoio a cerca de 60 pessoas em risco de exclusão social (ex.: refugiados).


Startups:


Ekui - ‘VERD’EKUI’ (Bragança)
Problema social / desafio: Crianças que têm dificuldades em ler, escrever ou comunicar, especialmente aquelas com algum tipo de deficiência ou incapacidade.
Solução: Projeto “Aprender a ensinar, ensinar para aprender” que visa capacitar, em formato multissensorial e inclusivo, para a aprendizagem da leitura e escrita de crianças.
Impacto social: Pretende atingir 10 000 crianças, 5 000 famílias, 7 500 professores e 1 000 terapeutas (com alfabetização gráfica, braille, língua gestual portuguesa e alfabeto fonético).

MyPolis (Lisboa)
Problema social / desafio: Falta de representatividade do Governo e escassez de interesse na política sentidos pelos jovens entre os 15 e os 24 anos.
Solução: Aplicação web (MyPolis) que permite aos jovens participar nas decisões da sua cidade e exercer a sua cidadania de forma direta, simples e divertida.
Impacto social: Resolver problemas das comunidades jovens, com mais de 2 000 propostas e 20 000 votos na plataforma, e 100 iniciativas de cidadania em 14 territórios.

No Bully Portugal (Lisboa)
Problema social / desafio: Exclusão social associada ao bullying e à discriminação entre crianças e jovens que aumenta a probabilidade do abandono escolar precoce.
Solução: Desenvolver procedimentos eficazes na prevenção e no combate ao bullying, através de um método baseado na empatia que capacita as escolas para a resolução dos mesmos.
Impacto social: A associação já trabalhou com cerca de 4 000 beneficiários diretos, e estimam chegar diretamente a mais 3 000 beneficiários (1 680 crianças e jovens e 1 320 adultos).

Social Innovation Sports – ‘WSC Jobs’ (Lisboa)
Problema social / desafio: Falta de mão de obra em determinadas profissões, desemprego nas populações migrantes e refugiados e o seu elevado risco de exclusão social.
Solução: Lançar a 1ª Agência de Recrutamento focada no Emprego Inclusivo que oferece a vantagem do acompanhamento individual, garantido mais flexibilidade e menos burocracia.
Impacto social: Por ano, têm cerca de 150 beneficiários.

Teach for Portugal (Porto)
Problema social / desafio: Desigualdade de oportunidades educativas em Portugal, que não permitem que todas as crianças possam atingir o seu potencial.
Solução: Recrutar talento profissional de qualquer área de estudo (mentores) para trabalhar durante 2 anos nas escolas que servem as comunidades mais desfavorecidas do país.
Impacto social: Acompanha 4 000 alunos, 33 escolas públicas e 42 mentores, sendo que com este apoio têm como objetivo chegar a cerca de 540 alunos e 6 mentores.



Sabe mais em maisajuda.pt.