Nova obra polémica de Bordalo II

O artista voltou a "fazer das suas"...

24/04/2024
PUB

Artur Bordalo, mais conhecido pelo público como Bordalo II, voltou a apresentar um novo trabalho, desta vez alusivo à Liberdade.

O artista plástico português dirigiu-se ao Vimeiro, mais precisamente Santa Comba Dão, terra de onde era natural António de Oliveira Salazar, em nome da Liberdade.

O seu novo trabalho consistiu numa embalagem de medicamentos, denominada "Liberdade, pro-biótico anti-fascista", que contém 50 cápsulas, numa alusão aos 50 anos do 25 de abril, que se celebram no dia de amanhã.

Num vídeo partilhado na rede social Instagram, é possível assistir à equipa de Bordalo a colocar a caixa por cima da campa do falecido ditador, num gesto que pretende homenagear a Revolução dos Cravos.

Esta já não é a primeira obra de Bordalo II que suscita alguma polémica, no entanto, "(...) a arte deve ser livre, deve poder questionar, provocar e dar um ponto de partida para a reflexão" foi uma frase que o próprio escreveu e se pode ler na sua publicação, dando algumas pistas para o porquê de ter tido esta ideia, especialmente nesta altura do ano.

Seguindo essa perspetiva, a caixa de medicamentos tem um cravo desenhado e foi uma forma bastante simbólica que Bordalo II preparou, para marcar a importante data que se celebra nesta quinta-feira (25), em Portugal, que é tão relevante para tantos portugueses.