Roubaram "a voz" de Scarlett Johansson?

(Mete IA ao barulho, claro!)

22/05/2024
PUB

A história começa quando a empresa OpenAI desenvolveu cinco vozes que ajudam na interação do público com o ChatGPT: algo inspirado noutros programas de assistentes virtuais que já existem e são um sucesso (como é o caso da "Alexa", programada pela Amazon).

O problema surgiu quando Scarlett Johansson percebeu que uma das vozes soava à sua - isto para não dizer que era a sua própria voz, porque parecia mesmo para quem a ouvia na plataforma de inteligência artificial, que estava a interagir com a atriz!

"Sky" era o nome da assistente virtual que se confundia facilmente com a atriz. Scarlett revelou num comunicado que já tinha recebido uma oferta do ChatGPT, exatamente para este propósito, que acabou por recusar por questões pessoais.

Johansson ficou bastante indignada com esta questão, uma vez que afirmou que nem as pessoas mais próximas de si conseguiam distinguir as vozes, pelo que acusa a OpenAI de não respeitar a proteção dos seus direitos individuais.

A empresa já reagiu, interrompendo a utilização dessa voz e retirando-a do programa. No entanto, a OpenAI nega ter imitado ou utilizado a voz da protagonista de "Lucy", referindo que utilizou a voz de uma fonte anónima como inspiração.

Lê aqui o comunicado que Johansson escreveu a respeito deste tema: