"Taxem os ultra-ricos, taxem-nos já!"

Pedido feito por um grupo de multimilionários.

18/01/2023
PUB

Não é todos os dias que se vê alguém com muuuitooo dinheiro a pedir que lhes seja aplicado um imposto sobre a sua riqueza. Mas hoje (18) foi o dia!

Um grupo de 205 multimilionários de 13 países pediu esta quarta feira aos líderes mundiais e empresários reunidos no Fórum Económico Mundial em Davos, para que lhes seja aplicada uma taxa ou imposto sobre a riqueza. O objetivo é ajudar a combater as desigualdades extremas no mundo.

Numa carta aberta, intitulada "O custo da riqueza extrema", dizem que "é a hora de enfrentar a riqueza extrema (...) e de tributar os ultra-ricos" e que o devem fazer já. Defendem que a "atual falta de ação é gravemente preocupante" e por isso, exigem: "taxem-nos imediatamente"!

O grupo, que se descreve como "patrióticos milionários" questiona ainda: "quanto tempo mais as mães e os pais resistem ver os filhos passarem fome enquanto os ultra-ricos contemplam a sua crescente riqueza" e argumenta que "desenvolver economias mais justas de imediato – não é um problema que possa ser deixado para nossos filhos resolverem".

E terminam com a pergunta: "O quê - ou quem - é que vos impede? [de criar um imposto]"

A carta dos milionários - que inclui a herdeira da Disney, Abigail Disney e o ator Mark Ruffalo - surge na sequência de alguns estudos económicos pós pandemia divulgados pela Oxfam (organização não-governamental que se dedica à assistência humanitária e ao desenvolvimento) que revelam que, pela primeira vez num quarto de século, os ricos estão cada vez mais ricos e os pobres, cada vez mais pobres.