Atenção à mudança da hora! É já no próximo domingo (26).

Menos uma hora de sono. Mais uma hora de sol!

20/03/2023
PUB

Na madrugada do próximo sábado para domingo, 26 de março, quando for 1h da manhã não te esqueças de adiantar o relógio para as 2h! É que entra em vigor o horário de verão em Portugal, Madeira e Açores (no caso do arquipélago dos Açores, os relógios adiantam das 00h00 para a 1h).

Domingo será assim o dia mais curto do ano, mas em compensação os dias daí para a frente passam a ser mais mais longos e com mais horas de luz e sol.

Esta mudança coincide, como sempre, com a entrada na primavera (que começa precisamente esta segunda feira, 20 de março) e prolonga-se até ao último domingo do mês de outubro (que este ano, será no dia 29).

A mudança da hora, duas vezes por ano, é uma discussão que se mantém há muitos anos e cada vez mais se questiona se faz ou não sentido com especialistas de diferentes áreas a defenderem as vantagens e as desvantagens. Em 2018, a Comissão Europeia decidiu acabar com a mudança de hora, levando a proposta ao Parlamento Europeu, e apesar deste ter votado a favor, cabe aos Estados-Membros decidirem o que fazer.

O primeiro-ministro António Costa decidiu que Portugal deve manter a mudança horária, pelo que, pelo menos nos próximos anos, vais continuar a atrasar e/ou a adiantar o relógio.