Shakira investigada pelo fisco

Mais uma vez, acusada de fugir aos impostos.

MEGA HITS
10/09/2020
PUB

Depois de, em 2011, ter enfrentado um problema com o fisco espanhol (e de ter sido obrigada a pagar 24 milhões de euros às autoridades locais), Shakira volta a ser alvo de uma investigação em Espanha, por supostamente ter voltado a "fugir" aos impostos.

O caso foi denunciado e exposto pelo jornal El País (o assunto é um dos mais comentados no Twitter!) que diz que a cantora teria deixado de pagar aproximadamente 14,5 milhões de euros em impostos e distribuído o dinheiro por 14 empresas fantasmas em paraísos fiscais, como Ilhas Virgens e Ilhas Cayman. Os valores são referentes aos anos de 2012 a 2014.

O Ministério Público espanhol abriu processo e Shakira é agora acusada de 6 crimes fiscais.

No ano passado, Shakira testemunhou e alegou que não morava em Espanha ou "num lugar específico", apesar de viver em Barcelona com o marido, Gerard Piqué, desde 2011.

A colombiana só se tornou residente espanhola em 2014, quando já era mãe de Milan e estava grávida de Sasha. A artista mantinha uma casa em Nassau por 1 milhão de dólares desde 2007 e seria essa a prova da sua residência permanente no país.

Apesar de entregar contas de luz e água para comprovar que Nassau era a sua casa, o ex-empresário de Shakira, Antonio de La Rúa, veio confirmar que ela não visitou o país entre 2011 e 2014 e que era a família que viajava constantemente para Barcelona.

O El País diz ainda que o governo de Nassau, nas Bahamas, não está a cooperar com as investigações.