BTS vão "à tropa"?

Na Coreia do Sul, o serviço militar é obrigatório.

MEGA HITS
08/10/2020
PUB

Apesar de todo o sucesso dos BTS e de serem o maior e mais bem sucedido "produto de exportação" da Coreia do Sul, os rapazes não estão livres de algumas obrigações no seu país.

É que na Coreia do Sul, todos os homens entre os 18 aos 28 anos são obrigados a cumprir dois anos de serviço militar. Entre os membros dos BTS, Jin completa 28 anos em dezembro, ou seja, terá de deixar o grupo durante 2 anos para ir "à tropa".

Isto, claro, se o grupo não conseguir uma isenção do governo. É precisamente o que alguns políticos estão a fazer: a pedir que os 7 elementos da banda, sejam dispensados do serviço militar.

"Nem todos têm de pegar numa arma para servir o país", afirmou Noh Woong-rae, um membro importante do Partido Democrático, atualmente no poder na Coreia do Sul.

"Não estamos a pedir que fiquem isentos de cumprir os seus deveres. Mas a artistas como os BTS, cujas carreiras crescem nos seus 20 anos, não podemos deixar que o serviço militar bloqueie o caminho deles até ao auge das suas carreiras", defendeu Jeon Yong-gi, outro membro do Partido Democrático, ao propor uma revisão da lei que pode adiar o serviço militar de artistas do K-Pop até os 30 anos.

Apesar de ser uma lei muito restrita e já impressa na cultura social sul-coreana, já houve dispensas a atletas e músicos (de música clássica).

Entretanto, Jin já está preparado para não receber esta dispensa e deixar os BTS temporariamente. "O serviço militar é um dever natural", admitiu o cantor recentemente.