Proibido surfar na Praia do Norte

Para evitar que se repita o mesmo cenário do passado dia 29.

MEGA HITS
04/11/2020
PUB

A partir de hoje (4), está proibida qualquer atividade de surf na Praia do Norte na Nazaré.

No despacho emitido, o Capitão do Porto da Nazaré interdita "as atividades de Free Surf e Tow-in Surfing", sustentando a proibição num parecer do Delegado de Saúde Regional da Administração Regional de Lisboa e Vale do Tejo, devido "à promoção da aglomeração de público, que constitui um risco acrescido para a saúde pública", no atual contexto de pandemia de Covid-19.

Zeferino Henriques explicou que "os serviços de proteção civil da autarquia questionaram as autoridades de saúde sobre a necessidade de estabelecer um plano de contingência", uma vez que teve início na segunda-feira o período de espera do Nazaré Tow Surfing Challenge, evento da Liga Mundial de Surf (WSL), estendendo-se até 31 de março de 2021.

O capitão afirmou "praticamente incontrolável o cumprimento das medidas de contenção da pandemia", nomeadamente o distanciamento social, entre outras medidas determinadas, como aconteceu no passado dia 29 de outubro.

Também o presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, adiantou que a autarquia "está a ultimar um Plano de Contingência para os dias de free surf (eventos não organizados), muito alargado em termos de meios, para controlar o número de espetadores".

O plano que vai ser apresentado à DGS prevê limitar "a presença de 2.500 pessoas espalhadas por uma área gigantesca, entre a zona do farol e o areal da Praia do Norte", adiantou o autarca.

De acordo com o mesmo responsável o acesso ao espaço será feito "por três entradas controladas pelas autoridades e com contagem efetiva do público" e a autarquia está ainda "a providenciar que haja transmissão live das atividades dentro de água, para que as pessoas possam ver sem ter de se deslocar ao local".

Quanto ao Nazaré Tow Surfing Challenge, evento da Liga Mundial de Surf (WSL), "a organização admite que ele possa vir a decorrer sem público".



(Fonte: RR)

RELACIONADOS