Esgotámos os recursos do planeta para este ano!

A partir desta quinta feira (29), passamos a viver a crédito.

MEGA HITS
29/07/2021
PUB

O planeta Terra começa a viver a crédito a partir de hoje (29), tendo consumido já todos os seus recursos para este ano, segundo as contas da organização não-governamental norte-americana Global Footprint Network.

Por outras palavras, a humanidade já consumiu os recursos planetários do ano e seriam agora necessárias 1,7 Terras para satisfazer as necessidades da população mundial.

Estamos, por isso, em "sobrecarga" - algo que ocorre quando a pressão humana excede a capacidade de regeneração dos ecossistemas naturais. A situação não pára de se deteriorar, segundo a ONG, desde há 50 anos.

Em 2020, a data tinha sido adiada em três semanas, por causa dos confinamentos associados à pandemia de coronavírus mas este ano, voltamos aos índices de 2019.

E tudo por causa da subida da pegada do carbono, pela perda da biocapacidade florestal mundial e ainda "devido em grande parte ao pico de desflorestação na Amazónia", segundo a ONG.

Por cá, a associação Zero diz que Portugal "é um contribuinte ativo para esta situação", uma vez que, "se todos os países tivessem a mesma pegada ecológica que o nosso país, seriam necessários 2,5 planetas".

Este ano, o nosso país gastou os seus recursos naturais disponíveis no dia 26 de maio, 21 dias mais cedo do que no ano passado.

Para inverter esta tendência, a associação propõe a adoção de "novas práticas", nomeadamente na alimentação e na mobilidade: a Zero defende a promoção de uma dieta alimentar "saudável e sustentável", com a "redução do consumo de proteína de origem animal e um aumento significativo do consumo hortícolas, frutas e leguminosas secas; e defende, igualmente, a aposta na mobilidade sustentável, melhorando o acesso e as condições de operação dos transportes públicos e estimulando as formas de mobilidade suave.