Dino D’Santiago vai lançar novo álbum

Inspirado na paternidade e na luta do povo “Badiu” de Cabo Verde

MEGA HITS
09/11/2021
PUB

O cantor vai lançar um novo álbum este mês (26 de novembro) com o nome “Badiu”. O disco surge do nascimento do seu primeiro filho e é também uma homenagem ao povo “Badiu” da ilha de Santiago, em Cabo Verde.

Dino D’Santiago refugiou-se nos arredores de Lisboa junto da sua equipa e família durante quatro semanas, onde aproveitou para absorver e pôr em prática sons e ideias que teve.

Num comunicado de imprensa, foram revelados os detalhes sobre o processo de composição do álbum: “Rodeado por uma paisagem bucólica, o compositor quarteirense e equipa (...) serviram-se dela para mapear o batuque, despir a kizomba de tudo o que é supérfluo, colheram harmonias onde só a morna consegue, e fizeram deste ‘Badiu’ uma ode à sua nova condição de pai do pequeno Lucas”.

Dino D’Santiago foi pai pela primeira vez em 2021 e conta ainda que as novas canções tiveram inspiração na jornada do povo Badiu: “O lugar onde a população negra, aproveitando o caos provocado pelos ataques piratas à cidade de Ribeira Grande, fugia do cativeiro para as montanhas do interior. E a estes grupos de escravizados foragidos chamou-se ‘Badius’ (vadios). Um termo historicamente depreciativo mas que a partir do século XX foi sendo reapropriado e promovido a símbolo de resistência nacional e orgulho", pode ler-se também.

“Badiu” sucede “Kriola”, lançado em 2020.