Há novas medidas de combate à pandemia

O que muda já a partir de dia 1 de dezembro.

MEGA HITS
25/11/2021
PUB

O Governo vai declarar o estado de calamidade a partir de 1 de dezembro, de forma a poder implementar novas medidas para combater o aumento de casos de Covid-19 em Portugal.

Em conferência de imprensa após o Conselho de Ministros, o primeiro-ministro António Costa anunciou esta quinta-feira (25) que:

- as máscaras são obrigatórias em todos os espaços fechados não excecionados pela DGS;

- o certificado digital é obrigatório no acesso a restaurantes, estabelecimentos turísticos, eventos com lugares marcados e ginásios;

- os testes são obrigatórios nas visitas aos lares, a pacientes internados em estabelecimentos de saúde, grandes eventos sem lugares marcados ou em recintos improvisados e recintos desportivos, discotecas e bares;

- Testes negativos obrigatório para todos os voos que cheguem a Portugal, com coimas de 20 mil euros para cada passageiro que não tenha sido devidamente testado.

Além destas medidas, foi ainda anunciado que haverá uma "semana de contenção de contactos" no período após o Natal e Ano Novo. Ou seja, de 2 a 9 de janeiro, o teletrabalho será obrigatório e as discotecas estarão encerradas.

O início das aulas do segundo período vai ser adiado para o dia 10 de janeiro. Um atraso que será compensado "com os dois dias de pausa no Carnaval e três dias de pausa na época da Páscoa".

"Não podemos ter um janeiro que se possa aproximar do trágico janeiro de 2021", avançou António Costa sublinhando que há "um agravamento de novos casos diários, nos internamentos e em óbitos".

Portugal está a entrar "numa fase de maior risco", devido ao crescimento generalizado da pandemia, da proximidade do inverno e da época festiva.