O Twitter tem novo dono (e muita coisa vai mudar!)

Enquanto uns festejam, outros já estão a abandonar a plataforma.

MEGA HITS
26/04/2022
PUB

O dono da Tesla e da SpaceX, o multimilionário Elon Musk, é oficialmente o novo dono da rede social Twitter. E muita coisa vai mudar!

Para começar, a rede social vai ser retirada da bolsa, deixando o estatuto de sociedade aberta. Depois, é o próprio Elon Musk que quer "tornar o Twitter melhor do que nunca ao potenciar o produto com novas funcionalidades"; alterações que podem entrar em vigor mais depressa do que se esperava!

Estas serão as 5 principais mudanças:

1. Botão de edição
A possibilidade de editar os tweets é uma reivindicação antiga dos utilizadores, que precisam criar um novo post para corrigir ou acrescentar algo escrito na mensagem original. Esta nova funcionalidade pode ser uma das primeiras novidades, já que a empresa confirmou estar a trabalhar na ferramenta.

2. Algoritmo de código aberto
Musk quer uma rede social “mais transparente” e tornar público o algoritmo do Twitter. Na sua perspectiva, tal mudança vai permitir que todos saibam como é que a plataforma determina quais os conteúdos que aparecem na timeline de cada um.

3. Tweets maiores
Quando lançado, em 2006, o Twitter permitia posts com apenas 140 caracteres. Em 2017, o tamanho de cada mensagem foi ampliado para 280 caracteres. Mas para Elon Musk, não chega! O empresário diz que o microblog está “muito atrasado” neste aspecto e é defensor de tweets longos.

4. Fim dos bots de spam
Inimigo confesso dos bots de spam, tratados por ele como o problema mais irritante da plataforma, o empresário afirmou que pretende eliminá-los. “Se a nossa oferta do Twitter for bem-sucedida, derrotaremos os bots de spam ou morreremos tentando!”, tweetou o Musk.

5. Moderação de conteúdo menos rígida
Conhecido “defensor da liberdade de expressão” nas redes sociais, Elon Musk já se mostrou descontente com a moderação de conteúdo da plataforma em várias ocasiões. Defende que o Twitter deve ser menos rígido neste ponto, sem extrapolar o que dizem as leis de cada país onde o serviço está disponível.

Este ponto é precisamente o seu "cavalo de batalha". Musk tem vindo a criticar a rede social no que à liberdade de expressão diz respeito. De acordo com o Jornal de Notícias, descreve-se como um "absolutista da liberdade de expressão", mas é também conhecido por bloquear outros utilizadores do Twitter que questionam os seus ideais ou que o questionam ou até discordam dele.

Também por isso, enquanto uns comemoram a chegada do novo proprietário, outros já estão a pensar abandonar (ou já abandonaram) a plataforma.