DONDA 2 leva Kanye West a tribunal

Tudo por causa de um sample.

06/07/2022
PUB

Um sample que foi usado no álbum DONDA 2, lançado em fevereiro deste ano, é a causa de um processo em tribunal contra Kanye West. A acusação? Uso indevido de um trecho de uma música e violação dos direitos de autor, no tema "Flowers".

O processo foi movido pela Ultra International Music Publishing (UIMP) contra o rapper e contra os criadores do Stem Player (uma plataforma que permite que os utilizadores produzam as suas próprias faixas) por alegadamente terem usado um sample não autorizado do artista Marshall Jefferson (da música "Move Your Body" de 1989).

Nos documentos judiciais, consta ainda que Kanye reconhece que usou o tema de Marshall Jefferson mas que apesar disso "não cessou a distribuição de ‘Flowers’. A conduta dos réus é intencional e deliberada. Os réus sabem e foram informados de que não possuem uma licença para utilizar a Composição no Trabalho Não Autorizado e, no entanto, continuam a violar deliberadamente os direitos de propriedade da UIMP. (...) O sample é repetido pelo menos 22 vezes ao longo da música."

A UIMP aponta também a "hipocrisia" de Ye que se diz defensor dos direitos dos artistas mas que depois "se apodera do trabalho dos outros sem os compensar".

Resta saber se o caso avança para julgamento ou se os envolvidos aceitam um acordo de cerca de 150 mil dólares.