Dua Lipa é embaixadora honorária do Kosovo

A cantora é filha de imigrantes albaneses-kosovares.

10/08/2022
PUB

"É uma honra e um privilégio poder representar o meu país por todo o mundo", foram estas as palavras que Dua Lipa usou depois de ter sido nomeada Embaixadora Honorária do Kosovo pela presidente Vjosa Osmani, no passado fim de semana. A cantora é filha de imigrantes albaneses-kosovares que foram para a Inglaterra durante a guerra da Jugoslávia nos anos 90.

Apesar de ter nascido em Londres, Dua passou parte da infância em Pristina. Só em 2010, voltou ao Reino Unido.

"(...) É uma honra e um privilégio poder representar o meu país e continuar a fazer o meu trabalho globalmente, para verem que somos capazes de deixar a nossa marca e fazer a diferença. Os jovens do Kosovo merecem o direito de viajar livremente e de sonhar alto. Obrigada.", escreveu a artista no Instagram juntamente com as fotos da cerimónia (em baixo).

Dua Lipa partilhou ainda a imagem de uma carta que recebeu nesta homenagem, na qual foi descrita como uma "artista única" que deixa o país "orgulhoso" enquanto viaja pelo mundo com a digressão Future Nostalgia.

Também a presidente Osmani foi às redes sociais comentar o acontecimento: "(...) Dua Lipa tem usado a sua voz incrível e o seu talento, não apenas para oferecer ao mundo músicas que deixam uma marca, mas também para apresentar a melhor imagem de Kosovo em todo o planeta. Hoje, por causa dela, não há quem não conheça este país, que mais uma vez se tornou o centro da cultura mundial devido ao festival Sunny Hill [organizado por Dua e o seu pai, Dukagjin, desde 2018]. (...) Obrigado, Dua, e bem-vinda a casa!"