Morreu Quino, o "pai" da Mafalda

Tinha 88 anos.

MEGA HITS
30/09/2020
PUB

Quino, o criador de Mafalda, a famosa e rebelde personagem de banda desenhada morreu hoje (30) aos 88 anos. A notícia da sua morte foi confirmada no Twitter, pelo seu editor Daniel Divinsky.

"Quino morreu. Todas as pessoas boas do país e do mundo vão ficar de luto por ele", escreveu ele. A causa da morte não foi oficialmente divulgada mas segundo a imprensa argentina, o artista terá sofrido um AVC nos últimos dias.

Filho de espanhóis, nascido em 1932 com o nome Joaquín Salvador Lavado, desenhou e publicou vários livros de desenho gráfico para um público mais adulto, nos quais predominava um humor corrosivo e negro sobre a realidade social e política.

Mas ficou célebre por uma personagem que se tornou numa das mais improváveis comentadoras políticas da atualidade: Mafalda, uma menina de 6 anos, fã de Beatles, preocupada em combater os problemas sociais e a sopa ao jantar! Desenhou-a a primeira vez em 1964 e deixou de o fazer em 1973, mas o interesse pela personagem perdura até hoje.

Aliás, a primeira tira da Mafalda foi publicada no dia 29 de setembro daquele ano - fez ontem (29) 56 anos.

As histórias acabaram por aparecer em jornais de todo o mundo e mais tarde, os livros da Mafalda foram traduzidos para mais de 30 idiomas.

Quando em 2014, foi questionado se a Mafalda teria um olhar crítico sobre o planeta tantos anos depois, Quino afirmou que sim e que "teria muitos argumentos. Basta ler os jornais para perceber porquê."



MEGA
MUSIC NEWS