"O medo estrangulou-me. Não conseguia cantar."

Shawn Mendes quaaase desistiu da carreira.

MEGA HITS
16/12/2020
PUB

Num ano em que a depressão e a ansiedade tomou conta de meio mundo, Shawn Mendes não foi exceção!

Em entrevista ao The Guardian, o cantor contou que esteve à beira do abismo e que só com muita terapia, é que conseguiu voltar ao normal e lançar o disco Wonder.

"Tive um momento no final de janeiro em que meu corpo não me permitia cantar. Não conseguia cantar por causa da minha ansiedade de lançar um álbum de sucesso. O medo estrangulou-me e impediu-me literalmente de cantar", revelou.

Na ribalta desde os 15 anos, Shawn admitiu que a pressão de ser uma celebridade mundial é imensa e que a ansiedade anda a par com a fama. Aliás, o cantor nunca fez disso segredo e nos últimos anos tem partilhado publicamente a sua luta. Mas 2020 foi o ano decisivo que o obrigou a pedir ajuda, para salvar a carreira e sobretudo, a "sanidade mental".

"Estive extremamente perto de terminar a minha carreira. Mas percebi que o problema não estava na indústria [da música] mas sim como eu a encaro. Deixei que ela controlasse o que eu faço, ao invés de ser eu próprio a controlar a minha vida. (...) Percebi que quanto mais sucesso tinha, mais medo tinha de o perder, e isso deixava-me desesperado.”

O canadiano de 22 anos precisou de consultar três terapeutas diferentes e ler dezenas de livros de auto-ajuda, até perceber finalmente o que o atormentava: "Os elogios e o sucesso transformaram-se num monstro que estava a alimentar-se da minha autoconfiança. Se alguém dissesse que não gostava da minha música, sentia imediatamente que não valia nada (...) Entras num desespero completo quando tentas fazer o impossível: criar algo que o mundo inteiro goste."

Com recurso a ajuda profissional mas também através do exercício físico e da meditação, Shawn está agora no caminho certo. Depois de ter assumido que a pandemia potenciou muitas das suas fragilidades e ansiedades, foi o próprio quem assinou um artigo publicado na revista TIME onde dá alguns conselhos para promover a saúde mental.


MEGA
MUSIC NEWS