Afinal, há ou não serviço militar obrigatório para os BTS?

A comissão de Defesa Nacional da Coreia do Sul está a discutir o assunto.

MEGA HITS
09/09/2021
PUB

O impacto dos BTS é tão grande e tão estrondoso (em todo o mundo!), que pela primeira vez na história da Coreia do Sul, uma comissão de Defesa Nacional está a discutir esta quinta feira (9), se os rapazes devem ou não cumprir o serviço militar obrigatório.

Neste país, jovens a partir dos 18 anos, devem alistar-se e servir o Exército durante dois anos. A regra aplica-se a todos os homens sul-coreanos, exceto a atletas e pessoas com deficiência.

Uma proposta, formalmente em junho de 2021 pelo Rep Yoon Sang-hyun, pede agora uma emenda à lei de modo a incluir artistas da cultura pop na isenção do alistamento militar obrigatório.

Em dezembro de 2020 a lei do serviço obrigatório foi alterada, garantindo aos artistas/músicos com reconhecimento internacional o poder de adiar o alistamento até aos 30 anos. Vários políticos sul-coreanos defendem esta mudança, precisamente devido ao contributo que muitos deles dão ao seu país - como é o caso dos BTS, o grupo de K-Pop mais famoso atualmente e dos últimos tempos.

Recentemente, um oficial militar sul-coreano de alta patente chegou mesmo a defender que o adiamento do alistamento dos BTS "era de interesse nacional" já que eles ajudam a aumentar o valor da marca nacional da Coreia do Sul.

Agora, de acordo com a emissora YTN, a comissão de Defesa Nacional da Coreia do Sul discute a possível isenção do serviço militar obrigatório para RM, Jin, Suga, J-Hope, Jimin, V e Jungkook.

Como o serviço militar obrigatório envolve uma questão histórica e social muito importante para os sul-coreanos, é importante reforçar que qualquer decisão sobre o futuro dos BTS deve ser respeitada.



MEGA
MUSIC NEWS