Ucrânia: como podes ajudar o povo ucraniano

Há pontos de recolha de bens espalhados pelo país

MEGA HITS
28/02/2022
PUB

A guerra na Ucrânia continua e tu podes ajudar o povo ucraniano. A Associação dos Ucranianos em Portugal anunciou esta segunda-feira (28 de fevereiro) a criação de uma plataforma com a colaboração de várias associações para coordenar a ajuda e os pedidos de apoio à Ucrânia.

Casas para dar abrigo a quem precise, alimentos, medicamentos, roupas e dinheiro são alguns exemplos de ajuda que chegaram à Associação. Esta ajuda destina-se aos refugiados que possam vir para Portugal e aos ucranianos que estão no seu país e em países vizinhos.

Há pontos de recolha de bens espalhados pelo país, de Norte a Sul. Vê aqui como podes ajudar e os locais onde podes deixar bens.

Lista de bens mais necessários:

Podes entregar bens em Vila Nova de Gaia, no Seminário Cristo Rei, tens mais informações aqui. Braga tem também vários pontos de recolha, podes consultá-los aqui.

O Instituto Politécnico de Viseu, a Associação Viriatos, a Câmara Municipal de Viseu e a Associação dos Ucranianos de Viseu juntaram-se para reunir ajuda, que pode ser entregue na Loja Solidária do IPV (edifício dos Serviços Centrais). Tens mais informação aqui.

No Fundão está a ser feita uma recolha de bens em supermercados até 1 de março (sabe mais aqui). Em Lisboa, há várias juntas de freguesia a recolher ajuda, como a freguesia da Ajuda, da Misericórdia, de Benfica e do Areeiro.

Também um grupo de médicos de vários hospitais (CUF, Santa Maria, Lusíadas, Beatriz Ângelo) está a pedir doações (sabe mais aqui) e ainda no Algarve, a Associação dos Ucranianos está a aceitar doações de bens por todo o distrito (consulta mais informação aqui).

Os ucranianos residentes em Bragança estão também a recolher roupa interior, alimentos enlatados e materiais de primeiros socorros. Dois voluntários irão entregar aos militares ucranianos todos os produtos na quarta-feira (2 de março).

Estão ainda disponíveis estas plataformas, onde podes fazer o teu contributo:

MEGA
MUSIC NEWS