Praxar ou não praxar: eis a questão!

Em Lisboa e no Porto, as praxes estão proibidas.

MEGA HITS
22/09/2020
PUB

Se és caloiro (a) e dependendo da universidade em que entraste, este ano podes não ter a receção habitual...

É o caso do Porto, onde este ano, se apela ao "sentido de responsabilidade de cada um, que se protejam e cumpram as regras." O Magnum Consillium Veteranorum da Academia do Porto anunciou "a suspensão de todas as atividades de praxe", com base na situação pandémica atual.

Também a Universidade de Lisboa anunciou que as praxes seriam proibidas durante este ano lectivo e quem desrespeitar esta directiva, será alvo de um processo disciplinar. O reitor António Cruz Serra pediu ainda "contenção" aos estudantes e à comunidade académica.

Já na Universidade de Coimbra (na foto), a tradição vai manter-se mas com muitas restrições. O uso de máscara é obrigatório e o dux veteranorum da academia de Coimbra garantiu que as actividades vão decorrer com "grupos mais pequenos e, dentro do possível, que garantam o distanciamento físico".

Em Aveiro, o conselho de praxes não se chegou a reunir este ano e na Universidade do Minho, o regresso da praxe presencial chegou a ser equacionado para junho, mas menos de 48 horas depois, acabou por ser suspensa. O Cabido de Cardeais, o grupo que gere a praxe na academia minhota, discute esta terça feira (22), “a situação actual da praxe”.