Surf em Santarém? Vai ser possível!

Será a primeira piscina de ondas artificiais para surf, em Portugal.

MEGA HITS
20/09/2022
PUB

Vai ser a primeira piscina de ondas artificiais para surf no nosso país e vai "nascer" em Santarém.

O projeto foi aprovado esta semana pela Câmara Municipal e prevê a construção de um parque com uma área total de 50 hectares, com a piscina de ondas artificiais com cerca de 25 mil m2 (com tecnologia Wavegarden Cove) e alojamento turístico no Casal D. Jorge, na freguesia da Achete, Azoia de baixo e Póvoa de Santarém.

Além da piscina de ondas e do alojamento (que vai desde bungalows, tendas de glamping e uma unidade hoteleira), o parque tem ainda previsto receber uma escola de surf e edifícios de apoio à modalidade, restaurantes, bares e esplanadas.

O surf é um desporto em crescimento e que foi recentemente admitido nos Jogos Olímpicos. Deverá estrear-se como modalidade desportiva nos Jogos de Tóquio 2020.

Segundo o promotor do projeto, que pretende trazer para o concelho de Santarém um equipamento desportivo extremamente inovador com tecnologia de ponta, já foram construídos dois parques de surf com esta tecnologia, o primeiro no Reino Unido (em novembro de 2019) e o segundo na Austrália (em janeiro de 2020).

De acordo com a mesma fonte, neste momento estão mais 30 parques em fase de desenvolvimento nos 5 continentes, sendo que este de Santarém poderá vir a ser o primeiro a abrir as suas portas.


(foto: Wavegarden Cove)