Taylor Swift em tribunal por alegado plágio de “Shake It Off”

A cantora está a ser acusada de semelhanças com uma música da banda 3LW

MEGA HITS
13/12/2021
PUB

Foi nesta última quinta-feira (9 de dezembro) que um juíz norte-americano declarou que Taylor Swift irá a tribunal. Em causa está um alegado plágio da música “Shake It Off” e por isso, a artista vai a julgamento.

Segundo o juíz, existem parecenças objetivas suficientes entre “Shake It Off” e “Playas Gon’ Play”, uma música de 2001 da banda 3LW. As semelhanças encontradas referem-se às letras de ambas as músicas. Esta banda é um grupo feminino dos anos 2000, da qual fizeram parte Adrienne Bailon, Kiely Williams e Naturi Naughton, que mais tarde foi substituída por Jessica Benson depois de deixar o grupo em 2002.

Os compositores de “Playas Gon’ Play” (Sean Hall e Nathan Butler) moveram um processo contra Taylor swift em 2017 pelo alegado plágio da música. A deliberação do tribunal surge agora e pode ler-se: “Ainda que haja diferenças notórias entre ambos os trabalhos, há semelhanças significativas no uso de certas palavras e na sua sequência/estrutura.”

Em 2018 o caso foi arquivado, tendo sido deliberado que as letras alegadamente plagiadas eram “frases curtas às quais falta o mínimo de originalidade e criatividade exigida para que sejam protegidas por direitos de autor.” Um ano depois, o tribunal alterou a decisão, justificando que as letras eram suficientemente criativas para estarem protegidas por esses direitos. A data para o julgamento ainda não foi anunciada.

Ouve aqui a música das 3LW e compara: