Novo estudo revela que cães conseguem distinguir línguas diferentes

Afinal os patudos conseguem perceber diferentes idiomas!

MEGA HITS
17/01/2022
PUB

A pergunta é muito simples: será que um cão que cresceu a ouvir espanhol consegue perceber que há uma diferença para a língua húngara? Foi o que uma investigadora foi tentar perceber!

Laura Cuaya é investigadora e tem um cão com o nome “Kun-Kun”. Recentemente mudou-se do México para a Hungria e surgiu a dúvida se o seu cão iria aperceber-se da diferença entre as línguas faladas. Isto acabou por dar a origem a um estudo para perceber se os cães conseguem mesmo distinguir idiomas diferentes.

Deste estudo fizeram parte 18 cães que foram treinados para se deitarem quietos num scanner cerebral durante alguns minutos. Kun-Kun também fez parte da investigação e as conclusões foram impressionantes: os cães conseguem distinguir línguas diferentes e quanto mais velhos forem, melhor distinguem os idiomas.

Como se chegou a esta conclusão? Foram lidos excertos de “O Principezinho” em húngaro e espanhol e com a mistura de ambas as línguas para perceber se os cães conseguiam diferenciar a língua familiar e a língua desconhecida. Todos os cães só conheciam uma destas duas línguas.

Kun-Kun sempre se apercebeu da mudança do espanhol para o húngaro e os cães conseguem, de facto, encontrar diferenças entre um idioma familiar e um idioma desconhecido, o que mostra mais uma vez como estes seres de quatro patas são donos de capacidades incríveis!