Livraria Lello leva Harry Potter a leilão

Mais precisamente, as primeiras edições assinadas.

07/07/2022
PUB

No dia em que se assinala o 25º aniversário do lançamento da primeira edição de Harry Potter - 13 de julho (próxima quarta), a leiloeira Christie's em Londres vai fazer o leilão de uma coleção completa das primeiras edições, cada uma assinada ou inscrita por J.K. Rowling e que atualmente, faz parte do espólio da Livraria Lello no Porto.

Claro que esta é uma coleção invejável para quem é fã do feiticeiro, mas não serão muitos a ter a oportunidade de comprar um livro que seja: estima-se que o valor de todos os volumes ronde os 116 mil e os 174 mil euros!

A coleção inclui uma primeira edição de capa dura de Harry Potter e a Pedra Filosofal, com erros nas palavras "varinha" na página 53 e "Filosofal", na contracapa. O conjunto vai ficar estar exposto na leiloeira em Londres, de 9 a 12 de julho.

Segundo a Lello, o objetivo desta venda é "chamar a atenção para a importância do livro e para o papel da obra no encorajamento à leitura" mas tem também uma vertente social: é que parte das receitas deste leilão será doada à Lumos, uma instituição internacional de solidariedade que "luta por um futuro em que cada criança é criada num lar seguro, carinhoso e familiar, trabalhando para acabar com a institucionalização".